Receita de Bichinho do Gengibre (Ginger Bug)

Receita de Bichinhos do Gengibre (Ginger Bug)

                      Fonte da imagem: blog.amhill.net
opa!

Bem-vindos ao mundo maravilhoso dos alimentos fermentados!
O bichinho do gengibre (ginger bug) é um iniciador (starter) usado como base para fazer várias receitas de refrigerantes caseiros ;-)
Mas o que faz os refrigerantes fermentados naturalmente ficarem efervescentes?
É o iniciador de sua escolha, que neste caso é o bichinho do gengibre, que nada mais é do que uma solução com leveduras, como ocorre no processo de fermentação de cervejas e vinhos.
Existem diversos iniciadores, como o kombucha e o kefir... mas hoje vamos aprender como fazer o ginger bug e amanhã postarei uma receita de refrigerante de gengibre e maçã, que usa o ginger bug :-)

Ingredientes

- 3 xíc. de água
- 3 colh. (chá) de açúcar
- 3 colh. (chá) de gengibre ralado grosso ou em pedacinhos bem miudinhos

Preparo

Em um pote de vidro de pelo menos 250ml, coloque todos os ingredientes e misture bem.
Feche o pote com 2 camadas de pano de prato e um elástico em volta, e deixe o pote quietinho num lugar morno, em temperatura ambiente (~25C), em cima de um paninho ou guardanapo, longe do contato direto com o sol.
Todos os dias durante a próxima semana (aprox.) adicione + 2 colh. (chá) de gengibre picadinho + 2 colh. (chá) de açúcar e misture bem.
O líquido vai começar a formar bolhas (efervescente) perto do final da semana.
Se você estiver usando os potes com tampa comum, você vai notar que ela vai ficando distendida (sob pressão) por causa do gás.
Abra a tampa para o seu "filho de gengibre" dar uma arrotada.
Assim que estiver gaseificado está pronto para usar como iniciador em receitas de refrigerantes caseiros.
Pronto!

PS: - se você usar água clorada, pode acabar matando as leveduras e não vai dar certo. (deixe a água descansar 30 min para evaporar o cloro antes de usar).
      - use tudo muito limpinho e esterilizado.. no caso de aparecer mofo, descarte e faça outro.

23 comentários:

  1. Oi Barbara, tudo bem?
    De quanto em quanto tempo devo "alimentar" o Ginger Bug? E quanto ele dura?
    Ahhh, e aproveitando para parabenizar você e seu blog... que são extremamente fantásticos.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ginger bug tem que ser alimentado todos os dias. Teoricamente ele tem prazo de validade indefinido, mas eu recomendo que ao sentir qualquer diferença no gosto, cor ou aparência, como mofo, etc... descarte e faça outro.
      Fico feliz que tenham gostado do blog :-)

      Excluir
  2. Olá Bárbara! Fiz meu ginger bug e estou usando diariamente, adiciono a suco de frutas e fecho hermeticamente por 24 horas aproximadamente, depois refrigero um pouco e tomamos. Estamos adorando. Gostaria de saber se posso fermentar beterraba com o ginger bug, e se posso fermentar chá de rosas também. Se puder esclarecer minhas dúvidas fico muito agradecida. Tenho feito muitas receitas copiadas de seu blog, todas ótimas. Obrigada por compartilhar conosco tantas coisas boas!
    Nai Campos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! que bom que gosta das receitas :-D
      no caso do chá acho melhor só saborizar com um pouco do chá... a manos que você faça um chá doce, para ter o quê fermentar ;-) ... com a beterraba acho que sem problemas, pode usar ;-)

      Excluir
    2. Uso a água do cozimento da beterraba e adoço e coloco o ginger bug. Às vezes adiciono suco de limão outras vezes coloco hibisco junto . Fica maravilhoso de sabor e muito lindo e efervescente.

      Excluir
  3. Derly de Lana Cordeiro20 de janeiro de 2015 às 14:14

    Prezada Barbara,

    Fiz o ginger bug e após uma semana quando fui usa-lo ele ficou com um aroma de alcool.
    Fiz a receita de refrigerante de maçã e o mesmo também ficou com aroma de alcool, não muito forte, mas dava para perceber. Isso é normal?
    Será que tem alguma relação com o clima da minha região, moro no estado do Pará e aqui a temperatura media é de 30°.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, quando é muito quente é bom provar ele todo dia pra ver, porque acho que fica pronto antes ;-)

      Excluir
  4. Olá Bárbara tudo bem? eu fiz a receita, mas está meio espessa. estou no 4 dia e ficou grosso...tipo um iogute...isto é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grosso? não não... deve ter mofado... tem que esterilizar bem e deixar longe do sol direto e de outras comidas porque pode contaminar ;-)

      Excluir
  5. Olá! Gostei da receita.
    Uma dúvida, o ginger bug pode ser adicionado como levedura para segunda fermentação em vinhos artesanais? Faço vinho de laranja e tangerina e estou pensando em fazer um espumante.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii... eu entendi que tenho que alimenta-lo todos os dias... mas depois dessa uma semana eu conaervo fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  7. Tambem fiquei com essa duvida. Apos alimenta-lo durante 7 dias, e utilizalo para fazer refrigerante, qual o procedimento? COmpleta com agua e continua alimentando?

    ResponderExcluir
  8. Olá fiquei com duvida sobre a questão da tampa, na primeira semana, só fecho com o pano e elástico ?, e só depois posso tampa-lo com tampa normal, seria isso ??

    ResponderExcluir
  9. Olá Bárbara adoro suas receitas e dicas! Parabéns pelo Blog! Pois sim estou com a mesma dúvida do Thiago Pereira dos Santos, eu queria saber depois de alimentá-lo os 7 dias, o que fazer, conservar, começar tudo de novo? Pois no caso de kombuchá, de 7 em 7 dias coloca-se chá (preto ou verde), mas e o ginger bug?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostaria de saber se posso usar o gengibre depois q congelei, e como alimenta lo depois dos 7 dias?

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi Bárbara, eu já uso kefir e kombucha, inclusive saborizo com gengibre entre outros. Esse "bichinho" também é probiótico ou só mais uma variação de sabor gaseificado? E pq não posso usar o kefir de água na receita de cerveja de gengibre como levedura?

    ResponderExcluir
  13. Olá , faço Kombucha a pouco tempo e agora estou fazendo Ginger Bug. Já ficou 7 dias fermentando e alimentado todos os dias. Já saborisei e já tomei . Agora acrescentei água e tem que por açúcar todos os dias....sem tampa certo ? Até usar novamente o
    líquido ...depois completa com água e põe açúcar todo dia de novo ...para sempre ????

    ResponderExcluir
  14. Olá Bárbara, não entendi muito bem quando você diz pra usar 2 panos pra cobrir e depois diz sobre potes com tampa comum. Quando eu troco o pano pela tampa?
    Outra dúvida, depois de uma semana fermentando, está pronto pra usar? Como eu faço os sucos e quanto eu deixo guardado pra continuar a produção?

    ResponderExcluir
  15. Olá Barbara Fiz o meu (Ginger Bug) á p0uco tempo alimento ele todos dias com uma.colherde sopa de acucar tirei 100ml para o sumo acrescentei a mesma

    co


    quantidade de água fervida nos bichinhos é assim ?

    Outra duvida o frasco dos meus bichinhos tå tapado com papel de cozinha e elastico fora do frigorífico tenho que tapar o frasco com tampa ?

    ResponderExcluir
  16. Olá Barbara Fiz o meu (Ginger Bug) á p0uco tempo alimento ele todos dias com uma.colherde sopa de acucar tirei 100ml para o sumo acrescentei a mesma

    co


    quantidade de água fervida nos bichinhos é assim ?

    Outra duvida o frasco dos meus bichinhos tå tapado com papel de cozinha e elastico fora do frigorífico tenho que tapar o frasco com tampa ?

    ResponderExcluir
  17. Olá Barbara Fiz o meu (Ginger Bug) á p0uco tempo alimento ele todos dias com uma.colherde sopa de acucar tirei 100ml para o sumo acrescentei a mesma

    co


    quantidade de água fervida nos bichinhos é assim ?

    Outra duvida o frasco dos meus bichinhos tå tapado com papel de cozinha e elastico fora do frigorífico tenho que tapar o frasco com tampa ?

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Como saber se há presença de mofo no ginger bug?

    ResponderExcluir