Receita de Requeijão de Soja Vegano

Receita de Requeijão de Soja Vegano

Fonte da imagem: menuvegano.com.br
interessante!!

Eu estava procurando uma receita de requeijão que fosse adequada para pessoas que tem Alergia à Proteína do Leite (APL ou APLV) e me deparei com uma infinidade de receitas ! :-o
Depois de procurar bastante, achei uma que me pareceu mais aceitável e então fiz umas "mofidicações maléficas" ..rsrs
Ainda não testei, mas acho que o resultado vai ser bem promissor ;-)

Ingredientes

- 1 litro de leite de soja neutro (não adocicado)
- 3 colh. (sopa) de vinagre branco (ou aprox. 10g de sal amargo)
- 2 colh.(sopa) de creme de soja de caixinha
- 1 colh.(sopa) de creme vegetal (gordura vegetal hidrogenada, ou gordura de côco ou similar)
- sal a gosto
- essência de queijo a gosto (verificar os ingredientes pra ver se não tem proteína de leite)

Preparo

Em uma panela, aqueça 1 litro de leite de soja em fogo médio até ferver.
Quando ferver, apague o fogo, retire 1 xícara deste leite fervido e reserve.
No restante do leite acrescente o vinagre (ou o sal amargo) e mexa um pouco para talhar (5 minutos).
Coe a mistura em um pedaço de voal, pano de queijo ou pano de prato de algodão extremamente limpo.
(vai ficar como se fosse uma "ricota de tofu" )
Reserve.
Em um liquidificador, coloque a massa de soja coada + o creme de soja de caixinha + o creme vegetal + sal + essência de queijo.
Aos poucos junte 1 xícara (chá) do leite de soja fervido (reservado acima).
Bata bem até obter um creme liso.
Transfira este creme para um copo, feche bem e leve à geladeira para firmar.
Retire da geladeira e sirva em seguida com torrada ou em alguma preparação que leve requeijão de soja.
Pronto!

Um comentário:

  1. Muitoo boa a receita! Adoro receitas que levam leite de soja ou alimentos de soja em geral.

    Eu comi acompanhado do meu AdeS Brasil hehe.

    Parabéns pela receita e pelo blog!

    ResponderExcluir